Friday, July 31, 2009

Aurora!

A curiosidade tomou conta de mim, quando conheci Aurora pela primeira vez, vamos chama-la de Aurora pelo simples facto de tornar esta historia mais interessante, as vezes quando mantemos o anonimato das nossas personagens, desejamos que ela continue viva nos corredores da nossa mente.

Foi numa viagem a beira do abismo, onde o vento segurava-me sem hesitar que compreendi que a morte não tinha voz!


Do outro lado apercebi-me de um rosto meio adormecido, meio a sonhar, analisei a cicatriz profunda do seu rosto e toquei de leve como quem evita a dor novamente.
Esta era a marca e a lembrança quando somos arrancados de nos e deixados a deriva num pedaço de terra e jogados como fantoches.


Aurora contou-me o momento em que num dia bonito de Sol, passeava pela praia de Inhambane com as suas tranças a escorrerem pela cintura, a sua voz miudinha era uma canção, penetrei no fundo do seu olhar, salpicando as lágrimas de melancolia num manuscrito amarrotado e já amarelo pelo tempo, escondi as mãos para não mostrar o quão estavam gastas e vazias pelo sofrimento de ouvir um pedaço da sua vida abandonada e arrancada sem o seu consentimento.
Aurora tinha ido passear, caminhou pelas dunas como quem sente a intensidade da vida, deixou marcas dos seus pés na areia para fazer lembrar a sua praia que um dia estivera ali!
Ao longe um grupo de pescadores, o céu de um azul e depois o silencio...
estas eram as últimas recordações que ficaram gravadas no álbum de sua vida...para trás ficara a doce recordação de uma infância amada, de um pai que cuidara de si, da sua casa feita de palhota onde sonhara imensas vezes com o seu casamento com Marlesio...
Hoje Aurora reconhece que fora violada, tal a marca deixada em seu rosto desfigurado e apagado, levada para bem longe de sua casa e de seus amores:
- lá na cidade, sinhora, obrigaram-me a ser quem nunca quis ser!
No infinito do meu olhar vi vários rostos reflectidos por detrás do espelho do mar!




Quem tem o direito de nos tornar quem nunca desejamos ser! 


quem nunca desejamos ser?

19 comments:

Heduardo Kiesse said...

"Quem tem o direito de nos tornar quem nunca desejamos ser?"

desculpa as ausências neste teu lugar de encantos... sempre presente,mas, lá está, nos dias que não correm essa tua última frase ganha um sentido PODEROSO, muito mesmo, estimada amiga Na!!



é sempre saudade voltar...
teu beijo, agora nosso!



Heduardo

Avid said...

Boa pergunta...Falta-me a resposta... Mto bem escrito.
Bjs meus

ruby said...

pois é.....essa pergunta deveria ser resposta talvez para muita gente....

uma vez mais, para nos deixar a pensar!
um beijo para ti...

L.S. Alves said...

Ninguem tem esse direito e fazer isso não é menos que uma violência.
Um abraço moça.

KImdaMagna said...

...nobody, kana mutu,nadie, कोई नहीं, niemand,senki,ninguém,لا أحد
hiç kimse ,... /...

xaxuaxo

KImdaMagna said...

...nobody, kana mutu,nadie, कोई नहीं, niemand,senki,ninguém,لا أحد
hiç kimse ,... /...

xaxuaxo

Sonhos e Devaneios said...

minha linda ouso-me a tentar responder seu questionamento?
"Quem tem o direito de nos tornar quem nunca desejamos ser?"
Ninguem tem este direito mas as vezes deixamos isso acontecer...cedemos para tentar ser mais feliz e quando acordamos vemos que entramos em um mundo que nao e nosso
joao

Sonia Schmorantz said...

A ninguém é dado esse direito, apenas a nós mesmos, mas esta nossa imensa vontade de ser aceitos, amados, às vezes faz com mudemos algumas coisas para nos adequar aqui e ali, devagar muitas vezes nos perdemos de nós mesmos sem sequer perceber, pois seguimos por caminhos desconhecidos que é a vontade alheia...

Beijo e um ótimo final de semana

By Me said...

UMA HISTÓRIA TRISTE COMO TANTAS OUTRAS POR ESSE MUNDO FORA...UMA AURORA...

ESSA FRASE DO FIM..."QUEM TEM O DIREITO DE NOS TORNAR EM QUEM NUNCA DESEJAMOS SER?"

E QUEM O FAZ ESTRAGA UMA VIDA POR COMPLETO...

GOSTEI DE LER A AURORA,APESAR DE SER UMA HISTÓRIA TRISTE...

SEMPRE COM FOTOS LINDAS E OS TEXTOS JÁ SE SABE...POÉTICOS E BEM ESCRITOS ...

BEIJINHOS AMIGOS

Marcos™ Aprile said...

Eu não me submeteria a ser algo infinitamente contrário a minha realidade por nada nem por ngm... mas o texto ta lindo!

Beijo

Me permita said...

Lindo blog!

Maristella Padão said...

Oie amiga!
Ninguém tem o direito de tentar fazer aquilo que não somos. Somos o que somos e porque somos, temos o valor.
Beijos, uma maravilhosa semana, mariii

Su. said...

Pois, infelizmente conheço algumas histórias como a da Aurora, infelizmente isso é um das caracteristicas do ser humano, alguns conseguem ser em muitos aspectos piores que os animais... Moçambique em particular está lamentavelmente inundado de cenários tristes como o que descreves... eles não tem direito nenhum, muitas vezes são uns atrofiados sem qualquer especie de autoridade, dai fazerem estas coisas para sentirem com algum poder... nada não tem poder nenhum, a unica coisa que tem é um grande complexo de inferioridade.

Como resolver isto, é realmente complicado, mas acredito que a nova lei contra a violencia para com a mulher vai ajudar, falta apenas algumas instituições de apoio, com poder suficiente para se fazerem ouvir por todo o pais, para que as vitimas saibam que não estão sozinhas.

Beijo amiga

Dois Rios said...

Ninguém tem esse direito, minha querida! Em contrapartida, a vida não pergunta. Faz!

Beijo,
Inês

Me permita said...

"No infinito do meu olhar vi vários rostos reflectidos por detrás do espelho do mar!"

Ninguém passa por nossa vida ao acaso, sempre nos ensina algo: bom ou mal!

Um bjo!

A.S. said...

Fragmentos de vida que nos marcam de forma indelével!...

( Presumo que és de Inhambane. Eu estive lá alguns anos, conheço muito bem aquela belissima praia e toda aquela costa de sonho!!!!)

Beijos meus!

O Árabe said...

Bonito, amiga! Inquietante pergunta final. Bom resto de semana!

By Me said...

OBRIGADA PELOS COMENTÁRIOS AMIGA!!!

BEIJINHOS E ATÉ BREVE

► JOTA ENE ◄ said...

Bonito post... voltarei

Regresso.....Palavras sentidas, oh tempo! Cheguei...