Saturday, July 26, 2008




Tinha suspirado!

Tinha beijado o papel devotamente.

Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades.

E o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas

Como um corpo ressequido

que se estira num banho lépido.

Sentia um acréscimo de estima por si mesma.

E parecia-lhe que entrava enfim uma existência superiormente interessante.

Onde cada hora tinha o seu intuito diferente.

Cada passo conduzia um êxtase.

E a alma se cobria de um luxo radioso de sensações.



Eça de Queiroz (1878)

14 comments:

Borboleta said...

Eu não sabia que essas palavras fossem de Eça de Queiroz. São lindas, tocam o fundo da alma. Você é pura sensibilidade (para não dizer sensualidade...)
Beijos carinhosos do Thiago

Dois Rios said...

Sentimentalidades expressadas em papel e convertidas em sensações de prazer e êxtase. É mesmo para suspirar.

Beijo,

Daniel said...

Naela

Por mim, encantado com a selecçao de um texto do Eça. Gosto imenso deste escritor, talvez, por ser muito realista para a sua época.

Daniel

Teste Sniqper said...

Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão.

Ariana Coimbra said...

Belas palavras de Eça de Queiroz!
Mexe com a gente!

Beijo

bsh said...

Que sentimentos expressos. Belo.

http://desabafos-solitarios.blogspot.com/

Cöllybry said...

Sentimenta que embala Teu doce coração...

Beitios ternos

Antunes Ferreira said...

LISBOA - PORTUGAL

Olá!
... E bem Mulher. És linda, Naela.

Cheguei a este blogue através de outros que costumo visitar e neles postar comentários. Cheguei, vi e… gostei. Está bem feito, está comunicativo, está agradável, está bonito – e está bem escrito. Esta é uma deformação profissional de um jornalista e dizem que escritor a caminho dos 67…, mas que continua bem-disposto, alegre, piadista, gozão, e – vivo.

Só uma anotaçãozinha: Durante 16 anos trabalhei no Diário de Notícias, o mais importante de Portugal, onde cheguei a Chefe da Redacção – sem motivo justificativo… pelo menos que eu desse com isso… E acabo de publicar – vejam lá para o que me deu a «provecta» idade… - o me(a)u primeiro livro de ficção «Morte na Picada», contos da guerra colonial em Angola (1966/68) em que bem contra vontade, infelizmente participei como oficial miliciano.

Muito prazer me darás se quiseres visitar o meu blogue e nele deixar comentários. E enviar-me colaboração. Basta um imeile / imilio (criações minhas e preciosas…) e já está. E se o quiseres divulgar a Amiga(o)s, ainda melhor. Tanto o blogue, como o imeile, tá? Muito obrigado

www.travessadoferreira.blogspot.com
ferreihenrique@gmail.com

Estou a implementar e desenvolver o projecto que tenho para o meu www.travessadoferreira.blogspot.com e que é conferir ao meu/vosso/NOSSO blogue a característica de PONTO DE ENCONTRO entre os Países fraternalmente ligados – Portugal e Brasil. No que estou, pela minha parte, a desenvolver todas as diligências que, naturalmente, me forem possíveis.
E, naturalmente também, para poder enviar-te «coisas» que ache interessantes. Se, porém, não as quiseres, diz-me que eu paro logo. Sou muito bem-mandado (a minha mulher que o diga…) e muito obediente (cf. parênteses anterior).
Já solicitei a colaboração da Embaixada de Portugal em Brasília, que tem à frente dela um diplomata fora de série, o meu querido Amigo, Dr. Francisco Seixas da Costa e na qual se integram mis dois bons Amigos de longos nos: o Adriano Jordão e o Carlos Fino. Seixas da Costa criou um blogue magnífico Embaixada de Portugal no Brasil, www.embaixada-portugal-brasil.blogspot.com, que vos recomendo vivamente visitar. Tem tudo sobre as relações entre as duas Nações. E já fiz o mesmo aqui em Lisboa. Espero receber resposta da Embaixada brasileira.
Este é um desejo que já ultrapassa a simples intenção. Felizmente, neste momento possui muitos comparticipantes – como desejo que seja o teu caso. Mas, com o empenhamento, a ajuda, o entusiasmo e a alegria que tenho encontrado – iremos longe. A internet (apesar dos aspectos negativos que ainda apresenta) tem uma força incomensurável e desenvolvimento tecnológico que se actualiza dia a dia.
Abrações e queijinhos, convenientemente repartidos e distribuídos

PS 1 – Quando navegarmos em velocidade de cruzeiro, quero alargar o Travessa aos outros PALOP. Que achas?
PS 2 – Desculpa por este comentário ser tão comprido e chato. Como a espada do D. Afonso Henriques…
PS 3 - Já compraste o me(a)u »Morte na Picada»? DIZEM que é muito bom. DIZEM… E também há quem tenha escrito que sendo contos da guerra em Angola 66/68 (em que infelizmente e contra vontade participei, é SANGUE & SEXO… Malandrecos… Já leste? E se, por singular acaso, tiveres gostado dele, terás de comprar muitíssimos mais exemplares. São excelentes prendas de aniversários, casamentos, divórcios, baptizados, Natais, Carnavais, Anos Novos, Páscoas, Pentecostes, vinte e cincos de Abris, cincos de Outubro, dezes de Junhos. Até para funerais. Oferecer o «Morte» na morte fica bem em qualquer velório que se preze. E, além disso, recomenda-o, publicita-o, propagandeia-o, impinge-o aos Amigos, conhecidos, desconhecidos & outros, SARL. Os euros estão tão raros e... caros...

Sombra de Anja said...

Esse suspiro devia ser na minha pele..
Esse papel devia ser minha boca...
E esse orgulho devia ser dentro do meu corpo...

Fantástico!

beijo doce

Pelos caminhos da vida. said...

Lindo...lindo


beijooo.

Liz / Falando de tudo! said...

Adoro!
Acho que ja ouvi esse texto dito por Pedro Bial, mas quando a gente lê ganha outro sentido!
Uma grande semana pra você!
Liz

Anonymous said...

Eça é fantástico. sempre. belo post. abraços.

Borboleta said...

A foto no cabeçalho do blog está, para dizer assim timidamente, sensualíssima. Você tem uma aura feminina linda
Beijos lindos a uma linda mulher

nuno medon said...

Olá! Lindas palavras do Eça de Queirós. Obrigado pelo comentário no "uma vontade de" mas o meu espaço principal é o " Amor do Nuno". beijos e uma boa semana! Pareces gostar de Poesia...Podes ir ver o " Palavras em desalinho, Parapeito, Pra te ter aqui...." na minha lista de links.

Regresso.....Palavras sentidas, oh tempo! Cheguei...