Saturday, August 30, 2008

Utopia...

Maria Heloísa sorria ao contemplar o horizonte, calmamente sentada a apreciar o resto da vida que desprendia-se como grãos de areia entre os seus dedos da cor de marfim...

Engraçado como tudo mudara, desejava correr e sentir a brisa da manhã, rever-se no espelho da vida e trespassar para o outro lado.

Não procurava significados, nem explicações apenas um desejo exacerbado de repetir o gosto de ser criança, adolescente e Mulher!

As lágrimas já há muito haviam secado no seu rosto mascarado de rugas, cada linha uma história, um amor, uma etapa, um aborto, um filho, um casamento e uma solidão!
Caminhou lentamente...desejava correr e passar o intransponível, mas já não tinha a mesma força de outrora, abriu a porta que dava para o jardim e a luz do Sol iluminou seu rosto!
Sou um pedaço de terra, um verso rabiscado, o véu perdido no ar que o vento um dia abraçou, sou o mundo, o teu abraço em meus braços, o teu sorriso em meus lábios, sou espírito solitário, pois já há muito parti de mim!

Deixou a janela da alma aberta, sentindo a utopia que um dia o seu ser lhe ofereceu, ao longe na linha do horizonte seu espírito sentia frio... Despediu da Vida, aproveitou os ventos favoráveis que a levavam para outras paragens!

Seu coração dizia que voltaria...

14 comments:

Heduardo Kiesse said...

conseguiste me fazer esquecer que era "utopia" e entrei a valer nas tuas palavras ate tornar real cada frase na minha mente!! beijão elevado em ti amiga Naela!

Regular Joe said...

Uia! O que eu ia dizer o Edu falou antes! Rsss... Você fez de utopias realidades, e de realidades, utopias. Você domina as palavras como os melhores malabaristas do Cirque du Soleil dominan os malabares, ou como os melhores contorcionistas dominam seu corpo, ou como os trapezistas dominam o equilíbrio... você me deixa boquiaberto, sempre.
Beijos, beijos, beijos, muitos

Daniel said...

Naela

Uma prosa a retratar um pouco o ocaso da vida. Mesmo assim creio valer a pena sermos esperançosos, devemos procurar viver o máximo o bem que é estar por cá. Ir contando como foi!
Beijos
Daniel

Antunes Ferreira said...

LISBOA - PORTUGAL

Olá!

... E tu és linda!!! Os bifes devem andar com as cabeças baralhadas de te verem. Os que gostam de jovens bonitíssimas, como é o teu caso. Os «outros» devem preferir «outros». Feitios...

Cheguei a este blogue através de outros que costumo visitar e neles postar comentários. Cheguei, vi e… gostei. Está bem feito, está comunicativo, está agradável, está bonito – e está bem escrito. Esta é uma deformação profissional de um jornalista e dizem que escritor a caminho dos 67…, mas que continua bem-disposto, alegre, piadista, gozão, e – vivo.

Só uma anotaçãozinha: Durante 16 anos trabalhei no Diário de Notícias, o mais importante de Portugal, onde cheguei a Chefe da Redacção – sem motivo justificativo… pelo menos que eu desse com isso… E acabo de publicar – vejam lá para o que me deu a «provecta» idade… - o me(a)u primeiro livro de ficção «Morte na Picada», contos da guerra colonial em Angola (1966/68) em que, bem contra vontade, infelizmente participei como oficial miliciano.

Muito prazer me darás se quiseres visitar o meu blogue e nele deixar comentários. E enviar-me colaboração. Basta um imeile / imilio (criações minhas e preciosas…) e já está. E se o quiseres divulgar a Amiga(o)s, ainda melhor. Tanto o blogue, como o imeile, tá? Muito obrigado

www.travessadoferreira.blogspot.com
ferreihenrique@gmail.com

Estou a implementar e desenvolver o projecto que tenho para o meu www.travessadoferreira.blogspot.com e que é conferir ao meu/vosso/NOSSO blogue a característica de PONTO DE ENCONTRO entre os Países fraternalmente ligados – Portugal e Brasil. E outros PALOP e etc…
Se me enviares o teu IMEILE, poderei enviar-te «coisas» que ache interessantes. Se, porém, não as quiseres, diz-me que eu paro logo. Sou muito bem-mandado (a minha mulher que o diga…) e muito obediente (cf. parênteses anterior). Abrações e queijinhos, convenientemente repartidos e distribuídos

– Desculpa por este comentário ser tão comprido e chato. Como a espada do D. Afonso Henriques…
- Já conheces o me(a)u «Morte na Picada» que acima menciono? Há quem diga que é muito bom. E até que é o melhor que se escreveu em Portugal sobre o tema. Dizem… Obviamente que não sou eu a dizê-lo… Só faltava… E também há quem tenha escrito que é SANGUE & SEXO… Malandrecos… Pelo sim, pelo não, compra-o.
Depois de o leres, se, por singular acaso, tiveres gostado dele, terás de comprar muitíssimos mais exemplares. São excelentes prendas de aniversários, casamentos, divórcios, baptizados, e datas como Natais, Carnavais, Anos Novos, Páscoas, Pentecostes, vinte e cincos de Abris, cincos de Outubro, dezes de Junhos. Até para funerais. Oferecer o «Morte» na morte fica bem em qualquer velório que se preze. E, além disso, recomenda-o, publicita-o, propagandeia-o, impinge-o aos Amigos, conhecidos, desconhecidos & outros, SARL. Os euros estão tão raros e... caros...
++++++++++++
A editora da obra é a Via Occidentalis (occidentalis@netcabo.pt) cujo site é www.via-occidentalis.blogs.sapo.pt. Neste blogue podem ser consultados mais dados sobre o livro, cujo preço de capa é € 14,70. ATENÇÃO: Pode ser comprado pela Internet.
++++++++++++
NOTA IMPORTANTE: Este texto de apreciação e informação é similar em todos os casos em que o utilizo. Digo isto, para quem não surjam dúvidas ou suspeitas sobre a repetição em diferentes blogues. E para que ninguém se sinta ludibriado – ou ofendido… Há feitios que… Mas, sublinho, apenas o uso quando o entendo, isto é, quando gosto mesmo dos que visito. Nos outros onde também vou, se não gosto, saio sem comentários. Há muitos mais. Aqui na terrinha diz-se que «se não gostas, põe na beirinha do prato…»

OUTONO said...

A tua utopia, é um mar revolto de pérolas luzidias em cada maré alta de criação.

Sinto, cada letra do teu compor, como realidade desafiadora...deixa-me continuar a murmurar...

Beijinho real.

Dois Rios said...

Oi, Naela!

O seu belo texto é uma deliciosa viagem onírica.

Beijo,
Inês

Liz / Falando de tudo! said...

ha momentos da vidas que parecem assim vazios, mas nossa alma, coraçao, e essencia sempre vao nos mostrar o caminho!
boa semana minha linda!

Mustafa Şenalp said...

çok güzel site. :)

L.S. Alves said...

Não é fácil partir quando a saudade toma conta de nós mesmo antes do embarque. Mesmo asim nenhum de nós pode mudar a hora de nossa partida.
Um abrçao moça.

Sonhos e Devaneios said...

oi Naela, que utopia maravilhosa esta que nao da vontade de voltar a realidade. Voce consegue dar vida as palavras.
beijos joao

Avid said...

Quase real. O sentir e perfeito.
Bjs meus

Regular Joe said...

Passei para agradecer por sua visita e também para deixar um beijo... nos seus pezinhos...
João

Alessandra Castro said...

Me indentifikei com a personagem.

Anonymous said...

Faz-me lembrar mito de Ofélia! O texto está bem escrito, embora um pouco triste e até crepuscular, se interpretado no plano denotativo. Mas isso seria uma tolice! Já no domínio do simbólico... tanto havia para dizer!

Regresso.....Palavras sentidas, oh tempo! Cheguei...